Sobre o Circuito Cultural


O Circuito Cultural África-Brasil é fruto do projeto de intercâmbio cultural, realizado pelo educador social e pesquisador Beto Oliveira, da ONG Cultura Solidária e do Grupo Cultural “Netos de Bandim” da cidade de Bissau, Guiné-Bissau, África. Tal projeto foi sistematizado em três etapas.

Na 1ª (primeira) etapa, Beto Oliveira, que é percussionista e professor de percussão da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara-SP, dirigiu-se em junho de 2009 para a cidade de Bissau (em Guiné Bissau) no continente africano e realizou no país a “1ª Semana de Música Brasileira”, onde teve a oportunidade de ministrar um curso de formação em tambores e ritmos do Brasil para um dos mais talentosos e premiados grupos de dança e música guineense: o Grupo Cultural “Netos de Bandim”. O registro deste intercâmbio, inclusive, gerou o documentário “Guiné-Bissau: Nação Irmã”, lançado em novembro de 2009 na Casa da Cultura de Araraquara e teve o apoio do Departamento de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura.
Na 2ª (segunda) etapa, realizada no mês de julho de 2010, o educador social e pesquisador Beto Oliveira retorna a Guiné-Bissau e observa a evolução do Grupo Cultural “Netos de Bandim” com instrumentos, técnicas e ritmos da música brasileira e inicia os ensaios da adaptação do espetáculo de dança e música guineense empreendido pelo Grupo Cultural “Netos de Badim”, para realizar apresentações no Brasil.
A 3ª (terceira) e última etapa do intercâmbio cultural foi, portanto, trazer o Grupo Cultural “Netos de Bandim” de Guiné-Bissau para uma série de apresentações de seu consagrado espetáculo para vários municípios do Brasil, juntamente com os cursos de formação em Percussão e em Danças Guineenses.
Na cidade de Campinas, no estado de São Paulo, o Grupo "Netos de Bandim" iniciou suas apresentações no Sesc/Campinas, nos dias 3 e 4 de março de 2011, e agora, encerram sua turnê, pelos munícipos do estado de São Paulo, em Barão Geraldo - distrito que abriga o círculo universitário de Campinas - nos dias 24 e 25 de março de 2011.

As apresentações e oficinas do Grupo Cultural "Netos de Bandim" ocorrerão na Casa Ananda, Fazenda Roseira, Centro Cultural Casarão do Barão, Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Restaurante Raízes Zen, pontos de apresentações que integram o Circuito Cultural África-Brasil: "Netos de Bandim". Confira aqui como chegar em cada local do Circuito Cultural África-Brasil.